Showroom "Espaço sem Uso" / Kosaku Matsumoto

© Nobutada OMOTE

Showroom Espaço sem Uso / Kosaku Matsumoto - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: Kosaku Matsumoto; Kosaku Matsumoto
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  25
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nobutada OMOTE
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AGC, Acor, Daiko, Nakamura Paint Industry, TAKEMURA INDUSTRY, Toto
© Nobutada OMOTE

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de reforma deste pequeno espaço comercial, anteriormente utilizado como uma barbearia, foi encomendado aos arquitetos sem nenhuma solicitação especial. Localizado no distrito de Shirokane, em Tóquio, a loja seria transformada em um showroom temporário para uma grife de roupas e acessórios. Antigas estruturas de gesso foram removidas revelando um espaço simples e desprovido de qualquer ornamento. O processo de projeto foi sendo desenvolvido in loco, enquanto o arquiteto passava seu tempo desenhando dentro da própria obra.

© Nobutada OMOTE

O que eu percebi, como um arquiteto residente na obra, é que a rua em frente à propriedade - aparentemente deserta - é, de fato, muito movimentada em diferentes horários do dia e da noite, seja pela presença de edifícios corporativos e embaixadas na vizinhança seja em decorrência dos bairros residenciais adjacentes. Dentro do edifício que eu habitava porém, eu me sentia como em uma caverna, como se este fosse uma espécie de casa mal-assombrada. Dado que o novo showroom será utilizado durante períodos limitados de tempo e por um número limitado de pessoas, eu procurei expandir a natureza deste espaço para melhor acolher o novo programa.

© Nobutada OMOTE

Desta maneira, procurei ocultar todas as instalações de forma a revelar um espaço simples e despojado. O mobiliário foi executado em madeira de cedro e resina epóxi, enquanto que a parede-shaft dos fundos - também de madeira de cedro - apresenta um acabamento à fogo e uma resina brilhante que reflete a profundidade do espaço criando uma sensação de maior amplitude. Observando-a de perto, podemos perceber a textura áspera da madeira queimada, uma impressão que se transforma com o tempo, à medida que o material envelhece.

© Nobutada OMOTE
Planta
© Nobutada OMOTE

A fachada existente, revestida até meia-altura com uma espécie de tijolo decorativo, é muito marcante em relação ao seu contexto imediato. Por isso, decidi manter a sua antiga aparência exterior e incorpora-la ao novo projeto. Ao longo do processo, a função meramente decorativa dos tijolos foi reconsiderada, passando a informar uma série de decisões de projeto. Pequenos elementos de concreto foram cortados nas mesmas dimensões dos tijolos e aplicados sobre a nova fachada, criando uma composição equilibrada entre o passado e o presente. Aplicando um outro material à fachada, estes elementos de concreto acabam por revelar as diferentes espessuras dos antigos tijolos, criando variações em baixo e auto-relevo em sua superfície. Através de uma operação bastante simples, conseguimos transformar a aparência deste edifício sem no entanto, apagar as suas antigas memórias.

© Nobutada OMOTE

Durante o desenvolvimento desta reforma algo me fez lembrar de um projeto secreto que construí com meus amigos durante a minha infância. Uma pequena casinha de madeira escondida, um lugar onde apenas nós sabíamos onde ficava. Nosso projeto secreto não tinha uma função ou um uso pré-estabelecido, era um espaço onde tudo era possível e onde não havia limites para a nossa imaginação. Algo neste projeto conserva um frescor da minha infância, aquele oceano de possibilidades, e estou muito ansioso para ver como as pessoas irão se apropriar deste "espaço sem uso".

© Nobutada OMOTE

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tóquio, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Showroom "Espaço sem Uso" / Kosaku Matsumoto" [Space of No Use Showroom / Kosaku Matsumoto] 10 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921956/showroom-espaco-sem-uso-kosaku-matsumoto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.